Tem dias que a ansiedade vem com tudo não é mesmo?
Fazer psicoterapia te ajuda a se conhecer melhor, entendendo o que causa a sua ansiedade e a descobrir maneiras de lidar com ela tanto para que ela surja cada vez menos, como para que ela dure menos tempo a cada vez que aparecer.
Enquanto você ainda não iniciou o seu processo de psicoterapia essa técnica auxilia bastante nos momentos de ansiedade intensa.
A ansiedade faz parte da nossa vida, mas ela não pode nos controlar. Pelo contrário, nós temos que assumir o controle. Se é esse controle que você precisa, essa técnica é uma das coisas que você precisa:
Ela se chama ACALME-SE, veja:
A Aceite a sua ansiedade
C Contemple as coisas à sua volta
A Aja com sua ansiedade
L Libere o ar de seus pulmões bem devagar
M Mantenha os passos anteriores
E Examine seus pensamentos
S Sorria. Você conseguiu. Você merece todo crédito por seu esforço
E Espere o futuro com aceitação
A Aceite a sua ansiedade
Ficar brigando com você mesma porque tinha que lidar com isso de outra forma e não poderia ficar ansiosa não vai te ajudar em nada. Pelo contrário. Ansiedade todos temos mas cada pessoa reage de um jeito. Aceite que nesse momento seu organismo está ansioso e comece a trabalhar para acalmá-lo.
C Contemple as coisas à sua volta
Ficar prestando atenção se você está sentindo dor ou não pode aumentar a sensação de que dói mais ainda. Se distrair não vai fazer a dor sumir de uma hora para a outra, mas vai deixar sua atenção dividida aliviando a sensação de dor. O mesmo acontece com a ansiedade. Quanto mais você ficar focado na ansiedade, mas ansioso vai ficar. Então se atente às tarefas que está fazendo, ou ao que está acontecendo em volta de você.
A Aja com sua ansiedade
Ao invés de esperar que a ansiedade vá embora sozinha, faça um plano para que ela melhore. A ansiedade é gerada por substâncias liberadas no seu organismo diante de um evento estressor. Então identifique o que foi o evento que desencadeou a sua ansiedade nesse momento e se possível se afaste dele. Procure fazer atividades prazerosas para que seu organismo libere substâncias de prazer e relaxamento. E respire.
L Libere o ar de seus pulmões bem devagar
Quando a sua respiração acontece de forma lenta, o seu organismo vai funcionando de forma mais lenta também, ou seja, vai acalmando. O fato de você estar atento ao movimento da respiração: ar entrando devagar, ar saindo devagar… faz com que você limpe e acalme também os seus pensamentos. Exercício super simples e super eficaz: a respiração tranquila.
M Mantenha os passos anteriores
Não é só porque você pensou nos passos anteriores uma vez que tudo será resolvido rapidamente. O processo de se acalmar requer um exercício interior, vai treinando os seus pensamentos e exercitando os passos anteriores com paciência que as coisas vão acontecendo e você vai percebendo a melhora aos poucos.
E Examine seus pensamentos
Certifique-se de que você não está acelerando seus pensamentos novamente. Preste atenção ao que está em sua volta, em sua respiração e nas atividades prazerosas que pode fazer.
S Sorria. Você conseguiu. Você merece todo crédito por seu esforço
Assim como você conseguiu agora, você sabe que já conseguiu outras vezes. Muito bem! Lembre-se sempre disso e utilize essa lembrança como uma das formas de não deixar o sentimento tomar conta, deixando você sempre no controle do seu próprio corpo!
E Espere o futuro com aceitação
Outros momentos de ansiedade podem surgir e é natural que isso aconteça. Mas como você já aprendeu os passos para se acalmar novamente, fique tranquilo.
Comentarios